A região metropolitana de Campinas (RMC) é um dos melhores locais para se viver, fato comprovado por dados. Combinando as opções de uma metrópole com o clima do interior, a região se destaca pelos altos índices de qualidade de vida.
Dados do IBGE mostram que os municípios atingiram as melhores colocações no índice de Bem-estar Urbano (IBREU), composto pelos seguintes itens: mobilidade urbana, condições ambientais, condições habitacionais, atendimento de serviços coletivos e infraestrutura urbana. O estudo é baseado em dados obtidos pelo último CENSO Demográfico do IBGE, em 2010. O tempo de deslocamento casa-trabalho, proporção de áreas atendidas com tratamento de esgoto e saneamento básico, coleta de lixo adequada e arborização no entorno dos domicílios, são exemplos de fatores ponderados no índice.
A RMC ainda conta com um dos maiores polos tecnológicos da América latina, graças à presença de instituições tradicionais de nível superior, como Unicamp, Mackenzie, PUC e FACAMP. A expressividade do polo também se deve a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (CIATEC), autarquia cujas atribuições envolvem a participação no planejamento de políticas de ciência e tecnologia, além do desenvolvimento e suporte para pequenas empresas por meio de incubadoras tecnológicas.
Destaca-se ainda as parcerias com o SEBRAE, FAPESP, FINEP e CNPq, que contribuem para a diversificação da economia local, oferecendo serviços de ponta e fazendo de Campinas um ótimo lugar para se viver bem.
A Camprev trabalha para que os funcionários públicos de Campinas possam desfrutar de uma velhice boa e tranquila, com qualidade de vida.