O Instituto de Previdência Social de Campinas (Camprev) foi considerado regular em todos os indicadores do Índice de Situação Previdenciária (ISP-RPPS) 2024, elaborado pelo Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social (DRPPS), vinculado ao Ministério da Previdência Social. Esse índice permite ao Governo Federal avaliar a qualidade da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em todo o Brasil.
Enquanto 663 municípios apresentaram irregularidades em pelo menos um dos indicadores analisados, o Camprev obteve conformidade em todos os critérios avaliados.
O resultado do ISP-RPPS é determinado por três grupos de indicadores: gestão e transparência (Indicador de Regularidade, Indicador de Envio de Informações e Indicador de Modernização da Gestão); situação financeira (Indicador de Suficiência Financeira e Indicador de Acumulação de Recursos); e situação atuarial (Indicador de Cobertura dos Compromissos Previdenciários). No total, são 25 indicadores.
Além disso, o Camprev renovou em setembro o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), emitido pelo Ministério da Previdência Social, com validade de seis meses. Esse documento comprova que o Instituto adota práticas de boa gestão, garantindo o pagamento dos benefícios previdenciários em conformidade com as exigências legais.
A ausência do CRP impediria o Camprev e a Prefeitura de Campinas de realizar transferências voluntárias de recursos com a União, firmar contratos, convênios ou acordos, bem como obter financiamentos e repasses de recursos por meio de órgãos federais.