Prova de Vida, Pró-Gestão e educação previdenciária ficam entre os principais destaques

29/12/2022

Entre os principais destaques do Camprev em 2022 estão a conclusão do Recadastramento/Prova de Vida dos servidores aposentados e pensionistas, a certificação do Instituto pelo Pró-Gestão e o fortalecimento da educação previdenciária.

Além de garantir a sustentabilidade previdenciária para que os servidores aposentados e pensionistas tenham a aposentadoria garantida a curto e longo prazo, o Camprev tem a cada ano atuando para fortalecer as boas práticas de gestão previdenciária que dão transparência às ações do Instituto e fortalecem o relacionamento com os beneficiários.

O Recadastramento/Prova de Vida estão entre as políticas de sucesso em 2022. A ação, além de garantir que os aposentados tenham seus dados atualizados no Instituto, também é importante para evitar fraudes e consequentemente prejuízos financeiros ao órgão.

Outro destaque em 2022 foi a tão esperada certificação pelo Pró-Gestão, da Secretaria Nacional de Previdência, do Ministério da Economia, que certifica que o Instituto está adotando boas práticas de gestão. Faz dois anos que o Camprev está adequando às práticas de gestão previdenciária para conquistar a certificação, que contribuem, além da manutenção da Sustentabilidade do Instituto, para a obtenção e manutenção do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária).

A educação previdenciária também foi fortalecida em 2022. O Camprev começou uma série de capacitações para os servidores, iniciando pelos profissionais da educação, sobre as regras de aposentadoria e o papel do Instituto para os servidores ativos e aposentados. Também foi realizada uma audiência pública com ampla participação dos servidores.

Além desses destaques, o Camprev manteve sua avaliação como ‘Muito Efetivo’ junto ao TCE (Tribunal de Contas) com a nota B+ no IEGPrev (Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal. Em 2019, o Instituto estava com a nota B.

O Camprev também, neste ano, manteve em dia com o CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária), que é um documento fornecido pela Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério da Fazenda, que atesta o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, pelo regime próprio de previdência.

Em 2023, o Camprev vai fortalecer essas e outras ações de boas práticas de gestão previdenciária e continuar garantindo os direitos dos servidores para uma aposentadoria digna.