04/10/2016

OUTUBRO ROSA

O movimento conhecido como "Outubro Rosa" nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.

O câncer de mama consiste atualmente, na maioria dos países e principalmente no Ocidente, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Campinas enfrenta essa mesma realidade. Em 2013, 98 mulheres campineiras morreram em decorrência dessa doença. O número só é menor do que o de óbitos por doenças cardiovasculares.

Saiba mais:

Nesse sentido, o secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, ressalta a inciativa do Outubro Rosa como uma importante mobilização mundial em favor da mulher e pela redução da causa mais importante de morte feminina no mundo ocidental.

“Neste outubro, todos os atores da Saúde Pública vão atuar para divulgar informações, orientações e práticas de vida que possam minimizar este sério problema de saúde pública. A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio de suas secretarias, juntamente com os seus parceiros, estará engajada nessa onda que visa a proteção. Vamos todos participar e apoiar esta fantástica iniciativa”, afirma Carmino de Souza.

O nome da campanha remete-se à cor do laço rosa que simboliza no mundo inteiro a luta contra o câncer de mama. Ao iluminar prédios e monumentos públicos, o município está contribuindo para chamar a atenção das mulheres para a importância de fazer anualmente a mamografia, pois o diagnóstico precoce da doença aumenta a chance de cura em até 95%.

ENVELHECIMENTO
Segundo a médica Celina de Paula Azevedo Sollero, coordenadora municipal da Saúde da Mulher em Campinas, o câncer de mama tem diversas causas – é multifatorial. Um desses fatores é o envelhecimento da população. “Quanto mais a gente vive, maior o risco de doenças”, afirma.

Outros fatores são a obesidade, principalmente após a menopausa, o tabagismo, o fato de não amamentar e de não ter tido filhos e o uso de terapia de reposição hormonal. O componente hereditário também conta e ainda tem maior risco a mulher que menstrua muito cedo e a que entra em menopausa mais tarde.

O câncer de mama é uma doença silenciosa. Por isso, é muito importante que a mulher esteja em dia com os exames junto ao seu ginecologista ou clínico geral. Estes profissionais são fundamentais para o exame clínico e para a indicação, se necessário, da mamografia.

O autoexame é importante e o acompanhamento médico é importante para o diagnóstico precoce. O câncer de mama tem cura e as chances desta cura são maiores quanto mais cedo for feito o diagnóstico.

Na rede pública de Saúde de Campinas, as mulheres podem acessar o clínico geral ou o ginecologista nos Centros de Saúde. Após a consulta no Centro de Saúde, se necessário, a mulher será encaminhada para os ambulatórios especializados em mastologia, na Policlínica 2 e no Complexo Hospitalar Ouro Verde, para realizar a mamografia.

A Iniciativa da campanha é justamente sensibilizar as mulheres sobre a importância dos exames de rotina e sobre como acessar os serviços e onde buscar informações sobre o câncer de mama é que Campinas está engajada na Campanha do Outubro Rosa.

Outubro Rosa acontece durante todo mês de outubro em Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo 160, que é o Disque-Saúde.