Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, 7.867 servidores ativos e aposentados votaram para eleger os sete membros do Conselho Deliberativo do Camprev, registrando um recorde histórico de participação. Na eleição anterior, de 2021, foi registrado um total de 2.885 votos.
Foram eleitos para o novo mandato os conselheiros Viviane Vilela, Cristina Roncada, Ivan Kochem, Roberta do Camprev e Isac Cardoso, representando os servidores da ativa. Já as candidatas Eliana Cascaldi e Heloisa Leão foram eleitas como representantes dos aposentados.
Os novos representantes tomarão posse no dia 12 de fevereiro e exercerão o mandato pelos próximos quatro anos.
De acordo com o diretor-presidente do Camprev e presidente da COPEC (Comissão Organizadora do Processo Eleitoral do Camprev), Marcelo de Morais, essa eleição foi pensada, desde o início, para aumentar a democracia e dar acessibilidade ao maior número de servidores. “Como a eleição foi on-line, expandimos a possibilidade de votação aos servidores ativos que têm dificuldade de sair do local de trabalho e para os cerca de dois mil aposentados, do total de cerca de nove mil, que moram fora de Campinas, inclusive no exterior”, destacou.
Outro grande diferencial destacado pelo presidente foi a inovação na forma de divulgação, inclusive, dentro do próprio sistema eleitoral. “Uma das inovações desta eleição foi a exibição da foto e da descrição de cada candidato no sistema eletrônico de votação, tornando o processo mais informativo e acessível. No modelo anterior, com cédulas de papel, essa possibilidade não existia”, recordou.
De acordo com a IMA, o sistema foi completamente testado e validado, já utilizado em outras eleições, como do Conselho de Medicina e Conselho de Enfermagem. “Reforçamos que o sistema é criptografado, seguro, secreto e auditável. A mesma equipe que trabalhou nesse sistema, também atuou em outras eleições importantes.”, garantiu o presidente da empresa, Elias Tavares.
Fizeram parte da Copec, além de Morais, os servidores Paulo César Teixeira, Fabio Custódio, Ronan Domingues e Marcia Maria Rocha.
O conselho
O Conselho Deliberativo do Camprev será composto por 14 membros. Sete deles são eleitos pelos servidores, sendo cinco representantes dos servidores ativos e dois de inativos. Os demais membros serão indicados, sendo quatro pelo Poder Executivo, dois pelo Poder Legislativo e um representante da sociedade civil. Cada eleitor poderá votar em um candidato.
O conselho é responsável pela aprovação de políticas, estratégias e decisões fundamentais para a gestão do Camprev, além de acompanhar auditorias e fiscalizações, garantindo a transparência e a boa administração dos recursos previdenciários.