CAMPREV segue com trabalho para certificação do Programa Pró-Gestão

10/09/2018

Reunião do Pró-Gestão discute procedimentos necessários para a formalização do Termo de Adesão

Grupo de trabalho do Pró-Gestão, formado por servidores da Presidência, Diretorias Administrativa, Financeira e Previdenciária, reuniram-se para a participação da 5ª reunião do processo de implementação do Pró-Gestão no Instituto de Previdência Social do Município de Campinas - CAMPREV. No dia 31 de agosto, na sala da Presidência, com o objetivo de conduzir os processos do programa de Certificação Institucional e Modernização da gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Portaria MPS nº 185/2015), alterada pela Portaria MF nº 577/2017).

O trabalho de mapeamento de processos insere o CAMPREV em um novo patamar de gestão qualificada com importantes mudanças na cultura da organização. A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. A certificação serve para declarar explicitamente que determinada situação é verdadeira e deve ser formal, feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser realizada e renovada periodicamente.

Durante a 5ª reunião, o colegiado tratou das ações pendentes quanto a certificação ao nível I, do Pró-Gestão. Assuntos relativos ao fluxo da concessão e revisão de aposentadoria e pensão, manualização destes benefícios, política de segurança da informação, recenseamento dos beneficiários, relatório anual de Governança Corporativa, Código de Ética, entre outros.

O que se espera, durante essa fase do Pró-Gestão, é adequação das informações e procedimentos necessários para a formalização do Termo de Adesão junto a Secretaria de Previdência. Dessa forma, o CAMPREV sinaliza a intenção do RPPS de iniciar os procedimentos preparatórios para a certificação, por meio da adequação de seus processos de trabalhos às exigências estabelecidas nas diferentes ações que integram as três dimensões da certificação (Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária).

O encontro contou com a participação da Diretora Administrativa, Maria Cristina, Diretora Previdenciária, Aline Pécora, Diretor Financeiro, Elias Cruz e dos servidores Jhonatan Pinheiro, Mônica Lobo, Amanda Botelho, Maiara Pádua, Denilson Albuquerque e Mauricio Gomes.