Camprev: Recuperação de recursos. Veja matéria

03/06/2013

Camprev (Instituto de Previdência da Prefeitura de Campinas), inicia hoje um encontro de contas com a Previdência para resgatar cerca de R$ 75 milhões pagos em aposentadorias a cerca de mil servidores.

Segundo o presidente do Instituto, Dr. José ferreira Campos Filho, o valor refere-se a contribuições que esses aposentados fizeram ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) quando atuavam na iniciativa privada. “Só que hoje é o Camprev que paga as aposentadorias, portanto, a legislação diz que devemos fazer o encontro de contas para recebermos esse montante que ajudará a custear os benefícios”

Ele acredita que o resgate do dinheiro – cujos processos estavam sob a responsabilidade de uma empresa terceirizada e que agora passam a ser acompanhados por funcionários efetivos do Camprev – deverá ser concluído em 10 meses. “Isso fará com que tanto o Instituto quanto a Prefeitura consigam um respiro financeiro”.

Ele refere-se ao relatório do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), publicado em julho, que mostrou um déficit atuarial de R$ 11 bilhões do Instituto vai provocar “imensa pressão sobre o equilíbrio fiscal do município”. O valor atuarial, é a reserva que o Camprev tem de ter para conseguir pagar a aposentadoria de cerca de 7 mil servidores que entraram no regime de previdência anterior a 2004, regidos pelo chamado fundo Financeiro – aquele em que a Prefeitura é “quem sustenta o custo”. O plano atinge um período de 70 anos.

Fonte: Jornal Metro - Campinas