Camprev muda foco e começa a estruturar um fundo imobiliário

29/09/2014

Diversificação. Instituto de Previdência da prefeitura vai utilizar dinheiro dos aposentados na construção civil.

Com o intuito de buscar maior rentabilidade para o Fundo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência de Campinas, o CAMPREV - Instituto de Previdência Social de Campinas, está buscando alternativas para rentabilizar os investimentos. Dessa forma, está se estruturando para a criação de um fundo imobiliário que vai utilizar o dinheiro dos aposentados para investir em obras da construção civil. O fundo, que terá verba de outros institutos de regime próprio de previdência social - RPPS - de três prefeituras da RMC (Região Metropolitana de Campinas), já tem viabilidade de captar de recursos em torno de R$ 100 milhões, dos quais 50% serão investidos para a construção de um complexo misto em um terreno de propriedade do Camprev, no Parque Itália. O restante será aplicado em títulos públicos.

Segundo o presidente do Instituto de Campinas, José Campos Filho (Dr. Campos), a previsão é ter um retorno de R$ 180 milhões com a comercialização do empreendimento imobiliário após pronto. “Além da verba dos institutos, vamos buscar investidores privados. O empreendimento imobiliário tende a sofrer boa valorização de mercado e, mais adiante, alavanca ainda mais a rentabilidade do negócio”, disse ele.

Vale lembrar que a criação do Fundo Imobiliário não gerará ônus ao CAMPREV, pois não necessitará de aporte de recursos. Outro ponto em discussão é a criação de cotas para outros Regimes Próprios de Previdência da RMC que queiram participar do Fundo Imobiliário. De acordo com as normas que regem esse tipo de produto, cada cotista não poderá ultrapassar 25% do patrimônio do fundo.

Na próxima semana, Dr. Campos irá se reunir, em Brasília, com técnicos do Ministério da Previdência Social que autoriza a implementação do fundo que tem a fiscalização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). “Esse modelo, que nos coloca como investidores, deu certo em uma cidade do Paraná. Com a inflação e os juros altos, o investimento no fundo imobiliário oferece boas perspectivas de rentabilidade e colabora com o desenvolvimento da infraestrutura local, explicou Dr. Campos, que afirmou que o conselho do Camprev já aprovou a diversificação de investimentos do dinheiro dos 8 mil aposentados da Prefeitura de Campinas. Importante ressaltar que o Camprev já possui aplicações em todas as modalidades de investimentos permitidas pela legislação.

Dr. Campos defende que os regimes próprios devem assumir um papel ativo na proposição de novos fundos e empreendimentos, de preferência que possam também buscar alternativas para bater suas metas atuariais. Segundo ele, o Ministério da Previdência Social impõe um teto de 25% do capital inicial para cada instituto investir nesse fundo.

A gestão do fundo de investimentos imobiliários será feito por um banco privado. O presidente do Camprev prevê que a operação do novo fundo comece em três meses.

Complexo

A construção do complexo misto é fruto de um estudo de mercado feito por uma empresa privada contratada pelo Camprev. O complexo terá mais de 20 mil metros quadrados.

R$ 300 milhões é o valor do patrimônio liquido do Camprev, sendo que 90% desse valor está aplicado em títulos públicos.