CAMPREV lamenta o falecimento do Maestro Benito Juarez
O Instituto de Previdência Social do Município de Campinas - CAMPREV lamenta o falecimento do Maestro Benito Juarez de Souza, conhecido como “Maestro das multidões”.
Benito nasceu em Januária, Minas Gerais, em 17 de novembro de 1933. O Maestro Benito Juarez foi um importante regente, que trabalhou tanto com orquestra quanto com coro, além de valorizar com paixão a nossa Música Popular Brasileira.
Juarez comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) por 25 anos. Benito Juarez também fundou o Departamento de Música e o Coral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de atuar como um dos idealizadores do curso de Música Popular Brasileira (MPB) na Universidade. O músico também é o fundador do Coral da USP (Coralusp), criado em 1967 e existente até os dias de hoje.
Sob a batuta de Benito Juarez, a Orquestra Sinfônica de Campinas participou dos comícios do movimento “Diretas Já”, em 1984. Em Campinas, a Orquestra também participou do ato no Centro de Convivência Cultural pelo fim da ditadura militar.
Benito Juarez tinha 86 anos, deixa cinco filhos e netos. Segundo familiares, estava numa clínica de idosos em São Paulo. Faleceu, na manhã desta segunda-feira, 3 de agosto.
O Presidente do CAMPREV, Marionaldo Maciel muito respeitosamente, lamenta o falecimento do Maestro Benito Juarez, estende sua solidariedade e profundo sentimento aos familiares, amigos, músicos e admiradores.