Campanha contra a gripe termina na sexta; 83,6 mil pessoas foram vacinadas

20/05/2015

Campinas vacinou 83.633 pessoas contra a gripe, o equivalente a 35,5% dos grupos prioritários a serem imunizados, formado por 244 mil. A campanha nacional de vacinação contra a influenza começou dia 4 de maio e vai terminar na sexta-feira, dia 22. Faltam só quatro dias e a meta é atingir pelo menos 80% da população-alvo.

Por isso, a Secretaria de Saúde reforça a chamada para que os cidadãos procurem os Centros de Saúde para tomar a dose. São 64 no município. A vacina deve ser feita anualmente. Portanto, quem já tomou a dose em anos anteriores deve repeti-la. O vírus da gripe, assim como tantos outros, sofre mutações que lhe permitem escapar da proteção conferida pelas vacinas recebidas ou gripes sofridas em anos anteriores.

As autoridades de saúde reforçam que a vacinação é a melhor forma de evitar a gripe, suas complicações e as mortes associadas à doença. Segundo pesquisa recente do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, desde que a vacina passou a ser gratuita, o número de internações de idosos com gripe em hospitais públicos no estado de São Paulo caiu 62% e as mortes associadas à doença 43%.

A Secretaria de Saúde ainda chama a atenção para o grupo das gestantes, que apresenta o menor percentual da vacinação, de 29,5% (3.390 de 11.510). “É muito importante que a gestante tome a vacina. A dose protege a gestante e o recém-nascido depois do parto, através da transferência de anticorpos e também porque, como a mãe não vai pegar gripe, ela não vai passar a doença para o bebê”, diz a enfermeira Andrea Barbosa, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.

Além de gestantes e crianças, são grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos; mulheres que acabaram de ter filho; indígenas; presos e trabalhadores do sistema prisional; e servidores da área da saúde. Para todos vale o chamado da Secretaria de Saúde.

De acordo com Andrea, quanto antes se vacinar melhor. O inverno, que está chegando, é o período de maior transmissão da doença – período sazonal - e para que a vacina realmente faça efeito é necessário um período de 15 dias após tomar a dose. “Portanto, quem quer entrar no inverno protegido, tem que tomar a dose logo. A hora de vacinar é agora, antes do inverno e da maior circulação do vírus”, afirma.

Em 2014, Campinas vacinou 197.506 pessoas, o equivalente a uma cobertura vacinal de 81% dos chamados grupos prioritários.