Cartas falsas fazem parte de golpes aplicados em aposentados e pensionistas
Vítimas recebem carta com dados pessoais, informando que o servidor tem algum valor a receber. Não caia nessas fraudes e jamais faça depósito para terceiros.
Uma aposentada do Instituto recebeu por meio de envio de carta pelos Correios com timbre do escritório de Abrantes e Associados - Direitos previdenciários e Advocacia Brandão & Associados - Direito Previdenciário. O oficio foi assinado pelo diretor financeiro. A carta que contem o nome e CPF do beneficiário informa que os participantes das carteiras de pecúlio Capemi, Banerj, Gboex, Ipesp, Montepio Mongeral, Caixa Geral Seguradora e Mongeral da Família Militar - Caixa de Pecúlio dos Militares têm direito a reaver as contribuições feitas às empresas de previdência privada, inclusive em relação a títulos antigos.
Quando a vítima faz contato pelos números fornecidos na correspondência, é enganada pelo golpista que atende ao telefone e é convencida de que é beneficiário da ação e receberá o valor depois que pagar pelos serviços.
O golpe é velho e o Instituto vem, sistematicamente, alertando os beneficiários que evitem acreditar e cair nessas fraudes. Os aposentados e pensionistas devem sempre procurar o CAMPREV, Procon ou um advogado de confiança. Não existe dinheiro caindo do céu e nem facilidades. Desconfie, busque orientação e nunca acredite em dinheiro fácil.
E por isso que decidimos republicar a nota para que mais aposentados, pensionistas e familiares se previnam e disponibilizem informações sobre outras tentativas de golpe.
O CAMPREV aconselha ainda que os beneficiários confirmem sempre a veracidade de todo documento encaminhado pelos Correios e contatos telefônicos. A aposentada do Instituto agiu de forma correta ao apresentar a carta e buscar esclarecimento a respeito do conteúdo.
Os segurados e pensionistas que receberem este tipo de correspondência, querendo, podem entrar em contato com o CAMPREV, através do "Fale Conosco" (camprev.campinas.sp.gov.br) para informar telefone ou outros meios de contato, a fim de que o Instituto possa manter um registro interno dessas ocorrências, com vistas a possível encaminhamento de providências.