Walter Valentini

Wallter com seu contrabaixo

Walter Valentini começou na Orquestra Sinfônica aos 23 anos e depois de 35 anos ocupando os palcos acompanhado de seu contrabaixo, o músico se despediu da Orquestra como membro e do quadro de servidores ativos da Prefeitura de Campinas. 

Antes de chegar à orquestra, Walter vendeu esfirras em eventos de música em Piracicaba, fazia freelance como músico em festivais da região, dentre outros ofícios pra “sobreviver financeiramente”. 

Um dia ele ouviu falar de uma seleção pra fazer parte da orquestra de Campinas e prestou despretensiosamente.  Na segunda tentativa, seu talento musical foi aceito.  Na época, era uma banca examinadora de músicos que fazia a seleção. 

Quando ele ingressou na Orquestra de Campinas, estava na metade da faculdade. 

Enquanto estava na Orquestra de Campinas, Walter fez mestrado e começou o doutorado em música nos EUA.

“Levarei comigo a honra de ser reconhecido nos lugares que vou como músico da Orquestra de Campinas”, comentou o contrabaixista. 

Durante sua aposentadoria,  Walter quer se dedicar ao seu projeto de música dos anos 17 e 18. 

Ele também “empresta” sua habilidade musical para as missas dominicais da Comunidade São Paulo. 

“Minha família e amigos se preocupavam muito com a minha sobrevivência financeira sendo músico e hoje estou aqui. Deu tudo certo”, lembrou o contrabaixista. 

Resumo
Walter Valentini começou na Orquestra Sinfônica aos 23 anos e depois de 35 anos ocupando os palcos, o músico se despediu da Orquestra