Maria Helena de Quadros Vidal Ramos

Maria Helena

A servidora aposentada Maria Helena de Quadros Vidal Ramos garante que aprendeu muito mais que ensinou nesses 34 anos como professora.

Desde criancinha ela tinha convicção que queria ser professora.

Ela se formou em magistério em Bebedouros.

Em 1980, surgiu uma oportunidade de ela lecionar em Campinas, numa Associação na Vila Perseu Leite de Bairro como professora substituta municipal.

“Como o bairro não tinha asfalto, eu tinha uma botinha pra usar em dia de chuva. Toda vez que chovia, eu colocava uma botinha pra passar no barro e depois quando eu entrava na sala eu colocava um sapato. Eu me lembro de tudo isso com carinho”, lembrou.

Em 1990 ela passou no concurso da Prefeitura e começou a trabalhar na EMEI Vila Campos Sales em 1991 e lá ficou até 2014, ano da sua aposentadoria. “Eu fui muito feliz nessa escola que ajudei a inaugurar. A escola tem uma importância muito grande pra mim”.

Ela disse que teve a oportunidade de fazer carreira na Prefeitura, mas não tentou porque gostava de ficar na sala de aula. “Eu queria ficar na sala de aula. Eu gostava da sala de aula, do dia a dia com as crianças. As coisas que eles falam, que trazem de casa me fizeram aprender muito mais com eles do que eu ensinei”, relatou.

Para a servidora, ao  rever sua história depois de se aposentar como servidora pública, ela viveria tudo outra vez.

Resumo