Marcos William da Silva Ribeiro

Marcos Wlliam

Ele passou de coletor de lixo, em 1986, à linha de frente da coleta seletiva em Campinas. O servidor Marcos William Ribeiro dedicou quase 38 anos de sua vida à limpeza da cidade de Campinas.

Desde que entrou para trabalhar no Departamento de Limpeza Urbana, ele adotou como missão deixar a cidade mais limpa e sustentável. Com sua dedicação, Marcos foi o primeiro coletor de lixo a ser nomeado coordenador de coleta seletiva.

Quando a coleta de lixo na cidade foi terceirizada, Marcos permaneceu no departamento e se aprofundou em estudos sobre o meio ambiente, colecionando diplomas e conhecimentos na área.

Ele lembra que dedicou muitos finais de semana aos serviços de limpeza da cidade.

Sua principal filosofia de trabalho como servidor público sempre foi “entender o lado da população e oferecer a resposta mais completa possível”. 

Desde março deste ano, Marcos já não precisa mais sair de casa para trabalhar, mas, segundo ele, a aposentadoria ainda não caiu a ficha. “Por três vezes, eu troquei de roupa e estava saindo de casa para ir trabalhar”, confessou.

Além de ser um servidor dedicado, Marcos também ganhou o título de melhor pai do mundo, atribuído pelos seus cinco filhos. “Por conta do trabalho, principalmente aos finais de semana, eu deixei de ficar com minha esposa e filhos, mas fico feliz que, mesmo assim, tenha feito um bom trabalho paterno”, refletiu.

Além dos seus cinco filhos, Marcos também acolheu mais duas filhas de criação. Uma delas perdeu a mãe, que foi assassinada, e a outra viveu com ele até a idade adulta após a morte natural de seus pais.

Apesar de a coleta da cidade não ter mais Marcos na linha de frente, seu legado como servidor e ser humano dedicado continuará fazendo a cidade brilhar.

 

Resumo
O servidor Marcos William Ribeiro passou de coletor de lixo à linha de frente da coleta seletiva em Campinas