Josué Gomes Ferreira

Jose

Campinas precisou desse ‘mão de onça’ para desenhar seu projeto de reurbanização e chegar ao que é hoje. O desenhista técnico aposentado da Prefeitura de Campinas seu Josué Gomes Ferreira deixou sua marca em projetos que são pontos de referência na cidade.

 

Na década de 70, em um período onde Campinas aspirava desenvolvimento, seu Josué se destacou como o único desenhista técnico da cidade.

 

Ele foi, junto com outros profissionais, um dos protagonistas do Grupo de Trabalho da Lagoa do Taquaral, lugar preferido dos campineiros.

 

Mas não parou por aí. As galerias pluviais em pontos importantes como na Norte Sul e Barão de Jaguara também passaram pelo talento técnico do servidor.

 

Sua marca também está gravada no projeto da Academia Campinense de Letras, um prédio histórico que segue o modelo de arquitetura dos antigos templos gregos.

 

Nos últimos anos antes da sua aposentadoria, seu Josué fez parte de um trabalho que transcendeu suas habilidades técnicas em desenho, agrimensura, legislação urbanística e tudo mais que ele soube fazer para fazer parte do desenho de Campinas. Ele ajudou no projeto de reurbanização das favelas da cidade.

 

“Pra mim é uma honra poder contar minha história como alguém que ajudou a reurbanizar Campinas, ao mesmo tempo que formei minha família e servi a comunidade”, refletiu.

 

Assim como seus traços ficarão eternamente marcados na história da cidade, seu legado como servidor público será sempre uma parte memorável de sua história de vida.

Resumo
Campinas precisou desse ‘mão de onça’ para desenhar seu projeto de reurbanização e chegar ao que é hoje.