Camprev recebe nota B+ em avaliação de efetividade do TCE

03/04/2024

O Camprev (Instituto de Previdência de Campinas) atingiu a nota B+ (Muito Efetivo) no último IEG-Prev (Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal), do TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), mostrando um avanço significativo em eficiência de gestão previdenciária em 2022.

O IEG-Prev foi criado em 2018 para avaliar a atuação dos Regimes Próprios de Previdência Social em sete áreas temáticas que incluem: contribuições, endividamento, atuária, investimentos, benefícios, sustentabilidade dos RPPS, e fidedignidade das informações.

Foram avaliados 218 municípios do Estado de São Paulo. Desses, 56 foram classificados como B+ e apenas três foram classificados com a nota A, acima do B+. Os demais municípios ficaram com a nota C+ e C. 

O presidente do Camprev, Marionaldo Maciel, destacou que o esforço do Camprev em avançar no índice é um reflexo do comprometimento da gestão com uma política de sustentabilidade previdenciária de longo prazo. “Além de garantirmos que cada servidor e dependentes recebam seus benefícios previdenciários de forma justa e digna, zelamos pela governabilidade, solidariedade e sustentabilidade financeira e atuarial do Regime de Previdência Social do Município de Campinas”, disse.

O Tribunal de Contas enfatiza a relevância do índice para avaliar a adequação do Ente à legislação vigente e à aplicação de boas práticas na gestão previdenciária no município.