Maria Mitiko

Maria Mitiko

Maria Mitiko da Silva dedicou mais de uma década à saúde pública de Campinas, com um amor e comprometimento que marcaram todos que tiveram o privilégio de trabalhar ao seu lado. Ela atuou como ‘enfermeira padrão’ – um termo que, no caso dela, carrega mais do que uma função, mas uma verdadeira missão.

Ao longo de sua trajetória, orientou estagiários, acolheu pacientes e ofereceu o melhor de si em cada plantão. Seu ciclo na pediatria do Hospital Mário Gatti foi encerrado "expulsoriamente" – como brincavam seus colegas –, já que, se dependesse dela, teria continuado cuidando de vidas. Não foi à toa que recebeu uma homenagem meses antes de sua aposentadoria, sendo condecorada como a funcionária mais antiga em serviço na saúde.

Mesmo após encerrar sua carreira oficial, dona Mitiko não parou. Hoje, aos 88 anos, continua servindo ao próximo: cuida de vizinhos e até dos pais e mães de amigos que precisam de ajuda.

Seu amor pela profissão é inspiração para todos, um exemplo de que ser enfermeiro é muito mais do que um trabalho – é um chamado.

E com esse amor e dedicação ela é o maior orgulho de sua família e uma memória inesquecível para os colegas do SAMU, da equipe de enfermagem e, principalmente, para os pacientes que um dia estiveram sob seus cuidados.

Resumo
Ela atuou como ‘enfermeira padrão’ – um termo que, no caso dela, carrega mais do que uma função, mas uma verdadeira missão