O diretor-presidente do Camprev, Marionaldo Maciel, fez uma exposição aos dirigentes do Sindicato dos Servidores de Campinas sobre o Plano de Sustentabilidade e as mudanças previdenciárias.
Durante a palestra, o presidente explicou de que forma o Camprev tem se movimentado para continuar garantindo os direitos previdenciários dos servidores. “O déficit previdenciário não é uma invencionice. Hoje o déficit está em dez bilhões. Antes do início da implantação do Plano de Sustentabilidade, o déficit era de cerca de R$27 bilhões”.
Durante a reunião, foram entregues o Informativo sobre o Regime de Previdência Complementar, que é parte do Plano de Sustentabilidade, e a nova Cartilha do Camprev.
O Regime de Previdência Complementar é um regime estabelecido pela Emenda Constitucional nº 103, obrigatório aos municípios que têm regimes próprios de previdência.
Com o Regime, o município estabelece o limite de contribuição previdenciária dos novos servidores ao teto do INSS e possibilita a esses servidores a adesão à previdência complementar a partir do teto.
A nova Cartilha do Camprev traz informações sobre as 'principais realizações da gestão 2017/2020', 'Camprev em Números', a 'história do Camprev', 'as principais legislações do regime', a 'estrutura organizacional do Instituto' e todas as informações necessárias sobre as regras de aposentadoria e pensão.
Ele reforçou ainda aos dirigentes sobre a importância de se informar a partir de dados oficiais para evitar desinformação.
Marionaldo foi dirigente sindical no Sindicato dos Servidores Públicos de Campinas por três vezes, entre 1997 e 1999 e 2008 e 2012, e relembrou sua jornada em defesa dos servidores.