Servidores do CAMPREV participam do curso “Transformação Lean na Administração Pública”

 

A iniciativa é disseminar pela administração a implementação do processo Lean que visa eliminar desperdícios, ao mesmo tempo em que busca aumentar a agregação de valor em tudo o que se faz.

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), órgão ligado à Secretaria de Recursos Humanos, iniciou na terça-feira, dia 25 de setembro, mais uma turma do curso "Transformação Lean na Administração Pública". A capacitação conta com 40 participantes, dentre eles, seis servidores do CAMPREV e é ministrada por Sivaldo Teodoro.

O objetivo do curso é capacitar os participantes para aplicarem, na prática, os conceitos e ferramentas Lean nos processos das áreas onde atuam. Buscando na redução de desperdício e na solução de problemas. "Temos que fazer Lean com quem está disposto a mudar", disse Teodoro.

O Presidente do CAMPREV, Marionaldo Maciel, falou da importância de investir na capacitação, formação e troca de boas práticas com outros profissionais da Administração. “Com a implementação da filosofia Lean na autarquia, é possível mais eficiência no processo usual de gestão. O processo Lean reduzirá os desperdícios, com uma qualidade eficiente. Ao mesmo tempo, terá condições de atender melhor os beneficiários e servidores, com mais rapidez e agilidade, já que busca simplificar o processo”, salienta.

Na primeira etapa da aula, os participantes se apresentaram e compartilharam suas experiências e expectativas. Entre os problemas apontados, a burocracia, a falta de interação entre as áreas, o excesso de etapas no processo de elaboração e a rotina em si foram os principais pontos. As aulas acontecerão em quatro encontros, sendo que o último será uma apresentação dos trabalhos de conclusão de curso.

A primeira turma é formada por seis servidores do CAMPREV, entre eles a Diretora Previdenciária, Aline Pécora, Jhonatan Pinheiro, Amanda Botelho, Isadora Rocco, Leonardo Cordeiro e Daniel Cintra.

FILOSFIA LEAN

Lean - ou Lean Manufacturing é uma das estruturas mais poderosas para empoderar e melhorar sistematicamente a produtividade em toda a administração. No entanto, a melhoria contínua não pode ser apenas uma iniciativa de cima para baixo. Equipes e servidores devem se adequar e implementar iniciativas que promovam a eficiência, qualidade e valor.