Outubro Rosa 2017 - A prevenção do câncer de mama é o ano todo

Câncer de mama

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres e perde apenas para doenças cardiovasculares.

“A cura depende muito do momento do diagnóstico e da agressividade da doença. No entanto, ela pode chegar a 99% em casos de detecção precoce”, afirma Celina Sollero, coordenadora municipal do Programa da Saúde da Mulher.

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizar exame físico anual e mamografias. De acordo com protocolo do SUS, a partir dos 50 anos deve ser realizada pelo menos uma mamografia a cada dois anos. Em Campinas, a Secretaria de Saúde inicia os exames a partir dos 40 anos. As mulheres que apresentarem nódulo ou outro sintoma, terão os exames necessários realizados independente da idade e conforme o caso.

As mamografias são solicitadas nos Centros de Saúde e realizadas na Policlínica I e nos hospitais Ouro Verde e Celso Pierro. Em Campinas, não há filas para este exame. Uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos intensificará a busca ativa pela doença por meio dos exames realizados nas unidades móveis.
 

Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome faz referência à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas relacionadas ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao “Outubro Rosa” foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em 2 de outubro de 2002.

Em Campinas, a programação vai contar com a Caminhada Laço Rosa, na Arautos da Paz/Taquaral, palestras, orientações, entre outros.

O evento está sendo promovido pela Prefeitura de Campinas, Sanasa, Transforma Campinas, Post It, Scotch-Brite, Symetria, Unimed, Band, EPTV, Rede Família, TVB, TV Câmara, VTV, Shopping Iguatemi, Galleria Shopping, Teatro Livraria da Vila, Avon, Ative Vida, Dimen, Franco do Amaral, Caism, Groove 19 e Ion Radioncologia.