Aparecido Ramos

Imagem do servidor Aparecido junto com o livro Amor á Vida

O servidor Aparecido Ramos saiu de uma depressão profunda e perda de memória para ser autor do livro ‘Amor à vida’. No livro, ele relembra seu acidente na adolescência que deixou cicatrizes emocionais e físicas, sua admissão como guarda numa escola de Campinas, que teve uma narrativa de medos e depressão, até o reconhecimento de que ‘Deus existe’, ‘o amor existe’ e a ‘felicidade existe’, que embala seu livro. 


Aparecido foi contratado pela Prefeitura nos anos 90. 


Antes disso, ele estava sofrendo com a sequela do seu acidente, principalmente relacionada à sua dificuldade de se expor socialmente.
A vaga que ele ocupou a principio foi de guarda numa escola. Lá, ele não tinha tanta demanda para estar perto das pessoas, o que o ajudou até certo período conseguir manter seu trabalho sem tantos problemas emocionais. 


Nas horas vagas, ele virou vendedor de doces. Assim, ele podia complementar sua renda para poder construir sua casa no terreno que ele tinha comprado. Apesar de tímido, ele disse que maquiava suas limitações e nervosismo ao lidar com pessoas pelo sorriso e bom humor, sempre encurtando seu tempo de contato social.       


Após um período, a função de guarda se tornou de zelador. A mudança de cargo demandaria que Ramos se expusesse mais socialmente. Ele tinha medo da sua fobia social ser descoberta e chegou a pensar em exonerar do cargo. 


A depressão de Ramos foi se intensificando e gerou perda de memória  e ele foi ficando mais fragilizado emocionalmente até que foi afastado da Prefeitura. 


Para conseguir superar essas mudanças, Ramos se apegou nos livros e começou a praticar técnicas de respiração aprendidas nas leituras. 
Ramos, então, decidiu se tornar autor para transformar sua história em um livro, no qual se transformou no personagem Olegário Bendito. 
Ele acredita que a mensagem no seu livro chamada ‘Homenagem à vida’ é uma inspiração divina.


Foi por meio dessa mensagem que ele encontrou força e razão para continuar acreditando em três afirmações que o ajudaram em momentos difíceis: Deus existe, o amor existe, a felicidade existe. 
 

Resumo
O servidor Aparecido Ramos saiu de uma depressão profunda e perda de memória para ser autor do livro ‘Amor à vida’.