Instituto foi destaque em revista da Apeprem

29/04/2022

O Camprev foi destaque na revista de celebração de 25 anos do Apepren (Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios).

O destaque da matéria foi para a celebração dos 18 anos do Camprev com a efetiva implantação do Plano de Sustentabilidade Previdenciária.

Ao longo desses 18 anos, a Previdência passou por diversas alterações às quais o Camprev vem se adaptando para garantir os direitos previdenciários aos servidores de Campinas.

O Camprev também celebra nestes 18 anos mais um triênio com representatividade na Apepren com o servidor Denílson Albuquerque, eleito como conselheiro administrativo do Instituto.

Leia aqui a matéria da revista na íntegra:

Camprev completa 18 anos com implantação efetiva do  Plano de Sustentabilidade Previdenciária

Neste ano, o Camprev  (Instituto de Previdência do Município de Campinas), completa 18 anos de existência com medidas que comprovam sua plena maioridade. Entre as conquistas do Instituto estão a implantação do  Plano de Sustentabilidade Previdenciária.

Ao longo desse período, a Previdência Social passou por diversas alterações às quais o Camprev vem se adaptando e se atualizando para garantir os direitos previdenciários aos servidores de Campinas.

Como prova da eficiência conquistada ao longo desses anos, o Camprev atingiu a nota B+ (Muito Efetivo) referente a 2020 no IEGPrev (Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal), do TCE.

Apenas 39 municípios, de 219, foram avaliados com a nota B+. Na lista da nota B (efetivo) estão 80 municípios e na lista da nota A (Altamente Efetivo)  estão quatro municípios.

SUSTENTABILIDADE PREVIDENCIÁRIA

A partir de um diagnóstico financeiro e atuarial, foi elaborado, durante essa gestão, o Plano de Sustentabilidade Previdenciária (PSP) do Camprev, composto por conjunto de medidas estratégicas, de natureza econômica, financeira, contábil, atuarial e jurídica do sistema previdenciário municipal, que estão gerando economia aos cofres públicos.

Entre as medidas efetivas que fazem parte do Plano está a aprovação do Regime de Previdência Complementar na Câmara em dezembro do ano passado..

O Regime que está sendo implantado em Campinas é uma opção aos novos servidores que ganham acima do teto do INSS (R$ 6.433,57) e querem um recurso adicional após aposentadoria.

REPRESENTATIVIDADE DO INSTITUTO

O Camprev fechou fevereiro com 11.285 beneficiários na folha de pagamento, sendo 9.010 aposentados e 2.275 pensionistas. O valor líquido da folha de pagamentos de fevereiro fechou em R$80,6 milhões.

Em 2018, o Camprev conquistou sua sede própria, que possibilitou maior acolhimento dos servidores aposentados, ativos e pensionistas.

Para aumentar a possibilidade de atendimento durante a Pandemia causada pelo Covid 19, o Camprev inovou a recepção aos beneficiários e servidores em geral.

Agora, os segurados podem ser atendidos integralmente por meio do telefone e sistemas online como Fale Conosco e e-mail.

O recadastramento e a prova de vida também já foram consolidados como uma política permanente, com adesão de 99% dos beneficiários do regime. O procedimento é reflexo de uma gestão estratégica e transparente dos recursos previdenciários.

A meta é continuar fortalecendo medidas que garantam os direitos previdenciários aos servidores de Campinas e a sustentabilidade do Instituto.

APEPREM

O Camprev também celebra nestes 18 anos mais um triênio com representatividade na Apeprem.

O servidor do Instituto, empossado como conselheiro da Apeprem, Denilson Albuquerque, destaca o quanto a aproximação do Camprev com a Associação trouxe mais representatividade para Campinas.

“Como representante do Camprev na Apeprem, acredito que Campinas ganha muito com essa parceria, não só pela interlocução voltada ao desenvolvimento sustentável do Camprev, mas também como uma parceria perante os desafios do RPPS, enfrentados também por outros municípios”, declarou.