CAMPREV completa 15 anos de sua criação

30.JUN.2019

Instituto foi fundado em 2004, por meio da Lei Complementar 10.
 

No domingo, 30 de junho, o Instituto de Previdência Social do Município de Campinas - CAMPREV completou seu décimo quinto aniversário contribuindo para o efetivo direito à qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico dos aposentados e pensionistas do município. A data, além de marcar o dia de criação da Autarquia - através da Lei Complementar nº 10/2004 - também celebra os avanços no respeito e na promoção dos direitos no atendimento, acolhimento e proteção dos serviços oferecidos aos segurados e pensionistas.

Ao longo desses 15 anos, incontáveis desafios foram superados e conquistas importantes foram alcançadas. Dentre os principais avanços se destacam a modernização do Instituto, a implantação da gestão eletrônica, a construção da sede própria, a realização periódica do censo previdenciário e melhores práticas de gestão previdenciária, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, sempre com foco na transparência e no relacionamento do RPPS com o segurado e a sociedade.

Nesse período, as atividades desenvolvidas pelo Instituto foram aperfeiçoadas, trilhando caminhos rumo ao fortalecimento da cultura previdenciária, da sustentabilidade, do equilíbrio financeiro e das boas práticas de gestão, especialmente aqueles que cuidam do atendimento ao público. O trabalho e a dedicação de inúmeros servidores e gestores foram decisivos na construção de um Instituto de Previdência forte. Os desafios ainda existem, mas o trabalho e a dedicação no segmento continuam.

HISTÓRICO
O CAMPREV tem suas origens a partir da sanção da Lei Complementar nº 10, de 30 de junho de 2004. Antes de ser aprovada na Câmara Municipal de Vereadores, foi discutido por um colegiado formado por representantes dos servidores e técnicos da Administração Municipal, posteriormente passou pela Comissão Permanente de Negociação (CPN) e, no final de junho de 2004, obteve aprovação da Câmara de Vereadores e a sanção do Poder Executivo.

O CAMPREV tem por missão assegurar o pagamento de aposentadoria e pensão aos seus beneficiários, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento de seus participantes. O Fundo Previdenciário (FP) passou a ser responsável pelas arrecadações dos servidores admitidos a partir de 30 de junho de 2004, enquanto aqueles servidores admitidos antes desta data estão sob a responsabilidade do Fundo Financeiro (FF). Com a criação do Instituto, consolidou-se como instrumento essencial da previdência municipal ligada ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Fazem parte do CAMPREV todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Campinas, Fumec, Setec, Câmara Municipal e Fundação José Pedro de Oliveira que são Órgãos participantes do RPPS e os servidores do próprio Instituto de Previdência, totalizando um universo de aproximadamente 24.726 participantes entre servidores ativos, aposentados e pensionistas.

A sede própria fica localizada à Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 401 - Parque Itália, Campinas-SP.