Brigadistas do CAMPREV passam por treinamento

15.01.2019
 

Objetivo da atividade é o de orientar sobre como proceder diante da ocorrência de incêndios nas dependências do Instituto

Conhecer a teoria e reforçar na prática os procedimentos de combate a incêndio e primeiros socorros foi a dinâmica do treinamento teórico realizado com os brigadistas do CAMPREV. Eles estiveram reunidos, no dia 15 de janeiro, nas dependências do Instituto e receberam, pela manhã, orientações sobre teorias e práticas das principais técnicas de primeiros socorros. No período da tarde, a equipe passou por treinamento de combate a incêndios, com técnicas de extinção do fogo, classes de incêndio e os tipos e manejo de extintores, além de orientações sobre atribuições da brigada, hidrantes e abandono de área.

A capacitação tem o objetivo de orientar sobre como proceder diante da ocorrência de incêndios nas dependências da instituição. Os participantes foram capacitados para tornarem-se brigadistas e para atuarem no combate ao princípio de incêndio, a conduzirem corretamente o abandono de área e a prestarem os primeiros socorros.

Quem esteve à frente da formação foi o Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), através da Coordenadoria Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho, com o técnico de segurança do Trabalho, Daniel e o instrutor do SAMU 192, liderada pelo enfermeiro Valdir de Assis, do Núcleo de Educação do SAMU.

Na quinta-feira (17), a equipe de Brigadistas passará pelo treinamento prático, com uma série de conceitos fundamentais para a segurança, como o uso correto de equipamentos de proteção em todas as situações, combate à princípios de incêndios, com o uso de extintores e correto manejo da mangueira de hidrante. O treinamento prático da Brigada acontecerá na Estação de Tratamento de Água - ETA 2, da SANASA, no Swfit.

A equipe é formada por 21 colaboradores, que foram escolhidos através da indicação de lideranças. Entre os presentes, participaram do treinamento os brigadistas: o Diretor Previdenciário, Anderson dos Santos, Leonardo de Mello, Daniel Cintra, Eric Pirani, Andréa Gomes, Augusto Severo, Nelson Falsete, Tiago Cerqueira, Guilherme Tadini, Paulo César Teixeira, Ariana Alves, Isabela Dorigan, Mauricio Gomes, Jhonatan Pinheiro e Edilson Bruscalin.

SOBRE A BRIGADA
A Brigada de emergência ou incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são capacitadas para que possam atuar em uma área previamente estabelecida, na prevenção, abandono, combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.

As normas determinam que as empresas tenham planos contra incêndio, saídas de emergência, primeiros socorros e extintores, mas nada disso será útil se a empresa não contar com pessoas capacitadas e prontas para agir.